Dica: Fernando de Noronha - Quando ir? O que levar?

Dicas de Fernando de Noronha - Quando ir? O que levar?

Quando ir??? Minha resposta: S E M P R E 

Com o aquecimento global e as constantes alterações climáticas que temos visto ao redor do mundo nos últimos anos, fica cada vez mais difícil fazer previsões muito acertadas, porém Fernando de Noronha apresenta um clima bastante distinto em diferentes meses do ano.

Costumo dizer que a melhor época depende muito do seu perfil. Se você é mergulhador, surfista, viaja com crianças pequenas, gosta de baladas, Noronha tem a melhor época para todos os tipos de viajantes.

Para facilitar, vamos falar no perfil do turista e relacionar com a melhor época para cada um deles.

Resumidamente as temporadas são as seguintes:

Janeiro a Março: Temporada de ondas, campeonatos de surf e muitas baladas. Até o Carnaval os preços são mais altos. Após o Carnaval os preços caem e fica mais fácil conseguir disponibilidade de hospedagem.

Abril a Junho: Baixa temporada com preços mais baixos e diversas promoções, o mar começa a acalmar porém a chance de pegar chuva aumenta consideravelmente.

Julho: Férias escolares, alta temporada. Preços mais altos. Se não tem outra opção, reserve com bastante antecedência. Boa época para mergulhos e passeios de barco.

Agosto a Novembro: Média temporada. Preços bons comprando com antecedência (fora dos feriados). Mar excelente para mergulho e passeios de barco. Melhor época para visitar Noronha com crianças.

Dezembro: Até dia 15 preços bons. Depois já começa alta temporada e os preços sobem bastante. É o período de transição do vento e o mar começa a ficar mais agitado. Baladas praticamente todas as noites e com muitas opções.

Agora vamos falar mais detalhadamente sobre cada período.

Swell/Surf - swell é um mini-tsunami, ou seja, uma perturbação na superfície da água que se forma em alto-mar e, ao encontrar um pedaço de terra, gera ondas. Descobri que, em Noronha, quando o swell chega, é para ficar… ele abre a temporada de ondas e chega a ponto de atrair para Noronha uma etapa do circuito internacional de surf. Para surfistas (e Marias-parafina), é tudo de bom!!!! A temporada de ondas na ilha, em geral se inicia em meados de dezembro e se estende até final de março ou meados de abril.

Estação de chuvas - de abril a agosto, é caracterizada por chuvas rápidas e nesse período a vegetação da ilha ganha mais vida, formando-se também algumas cachoeiras. Como estamos no meio do Oceano Atlântico, não é comum ver chuvas longas e que durem dias e dias estragando sua viagem. O mais comum são chuvas passageiras no início do dia e final da tarde. Sendo assim, os mergulhos nesta época são igualmente bons, as vezes perdem luminosidade, mas não visibilidade.

Mergulho - em Fernando de Noronha é bom o ano todo. Porém você deve ter em mente alguns fatores que podem, e devem influenciar na sua decisão. Entre os meses de mar agitado, meados de dezembro até meados de março, o mar de dentro fica com condições instáveis e não é difícil ver todas as embarcações de mergulho saindo para o mar de fora. Nesta época, a navegação é mais complicada. O mar mais agitado na superfície prejudica a estabilidade dos barcos e, para quem não está acostumado, pode sentir bastante enjoo. A qualidade dos mergulhos é muito boa, tanto em visibilidade como em vida marinha. Os pontos de mergulho mais cobiçados da ilha estão justamente no mar de fora.

Agito - o período mais agitado da ilha é, com certeza, a virada do ano. Nos últimos anos, o Reveillon em Fernando de Noronha ganhou fama e é muito comum encontrar atores, cantores e personalidades famosas na ilha neste período. Os preços dos pacotes sobem bastante pois as cias aéreas e pousadas tem a certeza da venda e acabam cobrando valores bem acima de outras datas. Se você está disposto a desembolsar em torno de 50% a mais, não pense duas vezes. A ilha fica lotada, com festas e luaus incríveis todos os dias e noites.

Crianças - viajar com crianças para Fernando de Noronha pode parecer loucura para alguns, mas com conhecimento de causa, não é. As crianças aproveitam cada minuto e independentemente da idade vale muito a pena levar os pequenos para conhecer este paraíso. Sem sombra de dúvidas, a melhor época para visitar Fernando de Noronha com crianças é entre agosto e outubro. Com o mar parado a Praia do Porto se torna um playground incrível. É possível ver tartarugas, raias e diversas espécies de peixes sem se levantar da cadeira na beira da praia. As praias do Cachorro, Meio e Conceição também são ótimas opções e seus filhos vão amar.

Projeto Tamar -  de dezembro a julho é época de reprodução de tartarugas. Nesse período é possível acompanhar as atividades do Projeto Tamar, que incluem desova, medição ou eclosão de ninhos. É lindo de ver!

 

O que levar ??? 

 

Leve roupas frescas, porque sempre faz muito calor em Noronha. Vale o aviso, também, de ter na mala uma roupa de frio leve para aqueles que são mais sensíveis aos ventos à noite e para o voo.

Se você possui máscara e tubo de respiração para snorkeling, não esqueça em casa. É possível alugar na ilha, sim, mas trazendo seu próprio conjunto você não tem o trabalho de alugar e precisar pagar por fora toda vez que quiser observar a vida marinha.

Celulares funcionam, sim, em Noronha, mas não em todos os pontos da ilha. A internet 3G/4G do celular deixa bastante a desejar. Grande parte das pousadas possui conexão de internet para os hóspedes, mas ainda assim, as conexões nem sempre são boas. Aproveite a viagem para abstrair... tenha ciência de que grande parte das vezes a internet não funcionará bem.

Protetor solar e repelente são produtos indispensáveis: quando programar um mergulho, não deixe de passar protetor nas orelhas, nas costas e na parte de trás do corpo - essas partes queimam bastante, principalmente quando se faz snorkeling. E já que você muito provavelmente precisará de protetor solar e repelente, compre-os antes de viajar!

Dica: Em Noronha existe uma espécie de mosquito-pólvora (Maruim), esse minúsculo inseto voador deixa vergões doloridos, inchados e muita coceira quando pica, o que pode até virar uma lesão mais grave. Os nativos dizem que os repelentes já não funcionam mais, indicam passar óleo para o corpo, já se houver picadas, esfregar casca de banana e colocar muito gelo e pomada hidrocortisona para aliviar a coceira.

Aos que acham que Noronha tem muita infraesutrura e é como uma pequena cidade, não se enganem. Vá para lá ciente de que a estrutura da ilha é limitada, muitas ruas não são asfaltadas e, quando chove, é comum ter que pisar em um pouco de lama. As praias nem sempre são de fácil acesso; por isso, caminhar faz parte do dia a dia e tudo isso faz parte da magia do lugar. Sem um pouco de esforço, não dá para desfrutar de Noronha.

É sempre bom levar água e um biscoito ou lanches na mochila, pois várias praias da ilha não têm estrutura.

Leve remédios básicos que você usa no dia a dia, já que a farmácia de Noronha pode ser cara e, além disso, pode não ter o medicamento de que você precisa.

Preparado?? É só fechar a mala e boa viagem!

Uma viagem é sempre um convite para vivenciar EXPERIÊNCIAS ÚNICAS. E nós sabemos disso, por esse motivo em 1993, fundamos a ZZZ Tour. Uma empresa com o objetivo de satisfazer a demanda por um serviço de qualidade e excelência na área do turismo.

Há mais de 25 anos especialistas em Viagens
Newsletter
zzztour@zzztour.com.br
Rua Independência nº 420 sala 01 - Centro - Passo Fundo - RS - Brasil
Copyright © 2018 ZZZ TOUR Agência de Viagens e Turismo