Trastevere o bairro mais charmoso de Roma

Boêmio, peculiar, cheio de vida!

O bairro boêmio da cidade eterna, noite agitada, ótimos restaurantes, excelente localização para se hospedar e explorar a vida romana.

Um dos 22 bairros da cidade de Roma, localizado a margem ocidental do Rio Tibre e a sul do Vaticano. O nome do bairro vem do latim e significa além do Tibre ou além do Tevere, ou seja depois do Rio Tevere. Durante o dia caminhar pelas ruelas e se perder entre elas é uma experiência fantástica, parece que você está num filme italiano. 

Bairro tradicional romano, cheio de vida, repleto de bares, restaurantes... lugar perfeito para tomar um aperitivo no fim da tarde, sugiro o “Spritz” (proseco, Aperol, água com gás e rodelas de laranja) depois ficar por ali mesmo para jantar!

Algumas sugestões de pratos típicos romanos:

Entrada - Antipasto

Fiori di zucca fritti – Flor da abóbora frita

São recheados com mozzarella ou alici, e fritos em uma massinha feita com farinha de trigo, água e cerveja.

Carciofi alla giudia – Alcachofra a Judia

Comida típica da culinária judia. É simplesmente uma alcachofra frita no óleo de oliva e aberta como uma flor. O segredo é a fritura feita em duas e etapas e a alcachofra romana: um sabor único no mundo.

Pratos típicos

Bucatini all'amatriciana

É uma massa feita com molho de tomate, pedaços de guanciale (bochecha de porco - tipo de bacon), queijo parmesão e pecorino, vinho seco e cebola.


Rigatoni ou Spaghetti alla carbonara

Prato comum muito gostoso mas, muito pesado também. A massa é misturada com ovo cru, queijo e bacon.

 

Rigatoni alla pajata

Esse é o prato mais típico e antigo de Roma e não é facil achá-lo nos restaurantes.

Rigatoni são massas curtas furadas no meio (como o penne) com molho a base de intestino de vitelo alimentado somente com leite (pajata). O intestino é lavado, mas o leite não é tirado do seu interior.

 

Coda alla vaccinara

Rabo de boi cortado em pedaços e cozido em molho de tomate com muito salsão. Esse também não é um prato comum. Para experimentá-la precisa achar uma trattoria típica romana.

 

Trippa

Bucho de vitelo cozido em molho de tomate, parmesão, pecorino e hortelã. Geralmente é bem apimentado.

 

Saltimbocca alla romana

Brasileiros geralmente adoram esse prato. São pedacinhos de bife de vitela com presunto por cima preparado no vinho e temperado com sálvia.

 

Filetti di baccalà

Prato romano muito comum feito com bacalhau envolto em uma massinha de farinha de trigo e frito.


Todas estas delícias você encontra pelas ruazinhas pitorescas deste bairro peculiar de Roma, onde carros quase não entram. Bom passeio e bom apetite!

Uma viagem é sempre um convite para vivenciar EXPERIÊNCIAS ÚNICAS. E nós sabemos disso, por esse motivo em 1993, fundamos a ZZZ Tour. Uma empresa com o objetivo de satisfazer a demanda por um serviço de qualidade e excelência na área do turismo.

Há mais de 25 anos especialistas em Viagens
Newsletter
zzztour@zzztour.com.br
Rua Independência nº 420 sala 01 - Centro - Passo Fundo - RS - Brasil
Copyright © 2018 ZZZ TOUR Agência de Viagens e Turismo